A Nossa Histria

Na longínqua Itália, na província de Bérgamo, vivia com sua família o pequeno Césare Ghislandi, que tinha entre os afazeres ditados pela Mama comprar "fig sec" (figo seco) na venda. Mas esta era uma palavra difícil de ser pronunciada pelo menino, que chegava na venda e pedia: "Fistech".

No final de 1892, ainda moço, veio para Nova Veneza uma colônia italiana, localizada no Sul do Estado de Santa Catarina.

Césare era "muratore" (pedreiro) e nas horas de lazer e de descanso da árdua labuta apreciava estar entre seus amigos por horas e horas "chiacherando" (falando)...

Como gostava de contar boas histórias, resolveu entào compartilhar com seus amigos a sua infância e sua dificuldade em pronunciar "fig sec". E eis que, entre muitas gargalhadas, começaram a chamá-lo de Bistech.

Vale lembrar que ser chamado por um apelido era e ainda é um costume comum na cidade de Nova Veneza.

Césare teve um filho chamado Bruno, que, por gostar de contar histórias sobre cobras, também recebeu um apelido: Naco.

"Nono Naco", como é conhecido ainda hoje, teve um filho chamado Adelino Ghislandi, que, em 28 de agosto de 1968, resolveu abrir uma venda no Centro da cidade, a Comercial Adelino Ghislandi. Em 1972, esta recebeu o nome fantasia de Bistek, que recebia novidades de Sào Paulo e Porto Alegre, para onde Adelino viajava.

No dia 10 de setembro de 1976, decidiu com um amigo fazer uma sociedade para ampliar o negócio, a qual foi desfeita e depois reaberta em 1º de novembro de 1979. Entào, além de uma loja de confecção, a família passou a contar com um supermercado, que se chamou BISTEK.

A inauguração do supermercado, administrado pelos filhos de Adelino - Walter, Mário César, Aldo Sérgio, Joào Carlos (em memória) e Gláucio Wagner - moços ainda, representou a concretização de um velho sonho: colocar à disposição da população de Nova Veneza uma loja de autosserviço, como os estabelecimentos encontrados em grandes centros. Nesse momento, entào, iniciou o primeiro passo rumo à consolidação do que seria mais tarde a Rede BISTEK Supermercados.

newsletter
Bistek © Bistek 2017
by Neurodigital